terça-feira, 7 de julho de 2015

TEMA DA SEMANA: IMAGINAÇÃO




1° LUGAR : VIVO DE IMAGINAÇÃO

Meu chão não é feito de terra
nem de barro.
Meu chão é feito de estrelas
porque vivo nas nuvens.
Minha casa não tem paredes
porque crio meus castelos no ar.
Pensando bem,
nada é muito concreto em minha vida!!!
Porque, na maior parte do meu tempo, eu vivo de imaginação.
Vivo de fantasia, das estórias com finais felizes
E tragédias,
Vivo dos dramas e das comédias.
O mundo da imaginação
onde tudo é perfeito
Onde tudo é possível...

(Luhh Perdigão)



----------------------------------------------------------------------------
2° LUGAR: : A IMAGINAÇÃO DO POETA

Quando sentimos que vem.
E o pensamento a pular.
É a imaginação à toda.
Querendo então se expressar.

É assim que acontecem.
Na imaginação da gente.
Tudo se torna poesia.
Do poeta rapidamente.

A imaginação vem de tudo.
Que olhamos e sentimos.
Deixamos fluir os desejos.
Quando imaginamos e descobrimos.

Tudo faz nascer do criador.
Ele quem nos regem e nos guia.
Enche todos nós da imaginação.
De compor e escrever poesia.

(Marisvaldo Bento)

---------------------------------------------------------------
2° LUGAR:: IDEIAS PARIDAS DA IMAGINAÇÃO

Ideias nascentes brotadas numa mente dormente
Sequência de mil pensamentos, um filme silente
Ao que se é semente latente que replanta e recolhe
Paridas de um poço de ideias que ao mundo, acolhe

Entre mil maneiras de promover ideias, dar-lhe asas
Às minhas, as tuas e a tudo a que mais extravasas
Mundo imaginário, ideias sortidas, pululam, e brotam
Do cerne do espírito divino, mil seres que leem e criam

Planos e ou desenganos, soluções e conflitos, preditos
À um mundo que só recebe verdades e os seus mitos
Ideias paridas filhas órfãs e singelas da tal imaginação

Pudessem ser todas elas paridas de uma sã gestação
Puras de ideias e pensamentos latentes, mera caução,
Posto que se faz repelir ideias profanas, por precaução.
(Simone Medeiros)



----------------------------------------------------------------------------
3° LUGAR:: IMAGINAÇÃO

Coloriu a dor, soltou a imaginação.
Arriscou-se em meio às lágrimas, previu um sonho
Sonhou com olhos úmidos o abstrato
Viu-se num retrato
Ousou um riso!

Desenhou um caminho...

(MarciaGrossi)


-------------------------------------------------
3° LUGAR: : IMAGINAÇÃO

I magino um mundo melhor
M enos injustiça ao redor
A mor sem discriminação
G arantidos no coração
I magino um mundo sem guerra
N o olhar de todos a mesma direção
A pontando um novo horizonte
com confian Ç a construindo pontes
A ssim encurtando distâncias
O lhando para o alto e procurando
a Deus e uma nova aliança

(Angélica Golveia)



-----------------------------------------------------------------------------
4° LUGAR: : IMAGINO...

Queria ser um livro!
Não qualquer livro,
queria ser um livro livre,
desses que são esquecidos
nos bancos das praças,
ou nos assentos dos ônibus.
Esquecido para ser encontrado,
ser aberto e
ser chorado,
marcado, sublinhado, sujo.
Gostaria também de ter inúmeras orelhas e
que cada orelha representasse algo de importante,
alguma ideia, lição, aprendizado ou só diversão mesmo.
Que pudesse mergulhar e invadir
o íntimo dos Homens e
que eles pudessem sonhar, viajar, ir além com minhas linhas.
Não me prendam em gavetas!
Não me esqueçam em prateleiras!
Não me deixem empoeirado!
Preciso ser livre, não trancado!
Necessito criar imagem e ação,
passar de mão em mão!

(Tadeu Marcato)

-------------------------------------------------------------------------

4° LUGAR: : A REALIDADE DA MINHA POESIA

Gosto de me imaginar
como um conto de borboletas
As vezes crisálida_Enclausurada
Ou livre, nos espaços de minh'alma
Uma vida mágica, inventada,
metamorfoseada, mas tão desejada!

De repente quebram os fios de prata!
Caio profundamente na realidade
Meus versos se tornam sombrios
Dolorosos à leitura
Difíceis de recitar
Parágrafos extensos
Intensos
Pontos
Vírgulas...
Difícil imaginar!

Porém minha cerne translada rápida!
Novamente sou mariposa, senhora do tempo
Voo apressada na loucura do pensamento
No soprar do vento, no rimar da prosa,
na beleza da rosa, na doçura de amar...

E na realidade da minha imaginação
bato asas nos versos da fantasia
Poeta, sou o que quero ser
Vou onde quero ir
Penso, crio, escrevo
Dou vida à poesia!

(Elisa Flor)



----------------------------------------------------------------------------

4° LUGAR: : DEVANEIOS RETRATADOS

Você é meu intervalo, na minha loucura,
Minha ingenuidade por pura ternura,
Nas cores da emoção te emoldurei,
Caprichei na pintura com candura,
Em minha poesia sem palavras,
Coloquei sentimentos em prosa e versos,
Em cada pincelada mágica você aparecia,
Retratando-te dei significado ao meu sentido,
Pensamento sacramentado e formatado,
Coloquei brilho em teu olhar,
Delicadamente contornei sua boca,
Cada detalhe me arrepiava a alma,
Você estava retratado em meu coração,
Seria pura ilusão sua feição?
Devaneios da minha imaginação,
Peregrinação na contemplação,
Minha travessura em obra de arte,
Assinatura da minha meninice.

(Marta Paes)




OBS: Houve empate na 2ª, 3ª e 4ª colocação

-------------------------------------------------------------------------------------------------

















* Clique no poema para vê-lo em tamanho maior












Nenhum comentário:

Postar um comentário