segunda-feira, 8 de junho de 2015

TEMA DA SEMANA: : VENTO


















1° LUGAR: : MEU AMIGO, O VENTO!!

Vento, por onde você passou,
já se encontrou com o amor?
Quero saber de você!
Me fala do lado de lá,
a brisa está a te esperar,
a cada novo amanhecer?

Sinto que andas apaixonado,
porque mesmo quando estás calado,
Sinto o teu coração cantando.
Uma das mais belas canções,
que só cantam os corações,
que estão se apaixonando.

(Regina souza 02/06/20015)


-------------------------------------------------------------------------------

2° LUGAR: :NEM JEANS NEM LAQUÊ

Sem modos , os ventos de minha infância
Desmantelavam-me os cabelos,
Levantavam-me as saias rodadas
E, desavergonhadamente, lambiam- me as pernas.
Sem pudor,
Eu me contorcia de prazer.

(Dóris Araujo 02/06/2015)

---------------------------------------------------------------------------------

3° LUGAR: : MINHA BRISA

Você, brisa das minhas tardes
Vazias
Vadias
Vento que surge do mar
Me beija a face
Arrepia meu corpo
Com seu frescor
Das tardes de outono
Quisera ser uma palmeira
Para senti-la todos os dias
Dobrando minhas palmas
Quando chega
Queria em areia da praia
Me transformar
Para que quando viesse
Pelas ruas me espalhasse
Poderia ser as ondas
Que arrebentam na praia
Conduzidas de longe
Pelo seu sopro
Queria ser a tempestade
Vinda de alto mar
Trazida para a praia
Pela sua força
Assim não ficaríamos
Distantes
E todas as tardes de outono
Viria me visitar

(Castro Ambrosio Nac 02/06/2015)

**************************************************************************
4° LUGAR: : CANÇÃO AO VENTO

Colho perfumes no vento,
reflete no meu coração,
divido o vento com o tempo,
nas horas da minha aflição.

Quem ouve o vento bater,
varrer folhas secas do chão
deve escutar quando fala,
soprando no ouvido emoção.

Às vezes tento entender,
o que ele quer me dizer,
mas com palavras não fala...
meus DEUS o que devo fazer?

compor uma canção ao vento,
que emoldure nos retratos meus,
Amor-Beleza-Bondade,
só feita pelas mãos de DEUS.

O vento me trazem lembranças,
tão simples como esta canção,
me faz lembrar que um dia,
sorrindo pedi sua mão.

Mas no laço desse abraço,
num chuvoso dia ventou,
você chorando me disse:
você me abandonou...

Nada pude lhe dizer,
pois meu amor acabou,
foi levado pelo vento,
o mesmo que nos juntou.

Por isso em dia ventoso,
triste fica o coração,
pego a viola e componho,
para o vento uma canção.

(Arthur Marques de Lima Silva 03/06/2015)



-------------------------------------------------------------------------------

4° LUGAR: : A Dança das Folhas

A dança das folhas encanta os olhos do poeta
O sopro do vento dita o ritmo desse bailado
E as folhas fazem bonitas acrobacias no ar
E juntas enfeitam os solos dos dias outonais


As folhas na sua dança seguem em direção incerta
Saem voando todas desvairadas para tudo que é lado
Nem sabem direito aonde realmente elas irão repousar
Mas certamente elas terão seus caminhos individuais

Na sua dança as folhas fazem com a natureza a sua festa
E iluminam o coração de todo o transeunte apaixonado
E deixam qualquer mortal com muita vontade de namorar

As folhas em sua dança se retiram de forma discreta
Deixam espaço para que um novo ciclo seja renovado
E os olhos do poeta mais uma vez vão se encantar

(Fábio Brandão Caldeira 31/05/2015)




------------------------------------------------------------------------------

4° LUGAR: :VENTO NORTE"

Brisa fresca
Ao cair da tarde...
Gélido toque
Em minha rija tez
Ao acordar d’um sono,
Misto de cansaço
E desilusão,
D’uma amarga noite
Passada outra vez...

Olho o mar...
Quero o mar!
Quero amar!
Como é árduo
Encontrar um amor...
Mergulho ao mar
Pra minh’alma lavar
E despertar da dor...

Contra a brisa fresca
Bate um vento forte,
Arrebatador,
Da direção norte...
E ainda molhado
Saio do meu êxtase,
Volto para a vida
Que sopra como o vento,
Que voa com o tempo...

Para que sofrer
Embalando a dor
Quando o essencial
É a intensidade
Vinda do amor?
Quero amar de novo!
Com a impetuosidade
Desse vento norte!
Um novo amor que,
Certamente, a sorte
Fará emergir...

(Mário Gordilho 01/06/2015_



----------------------------------------------------------------------------

4° LUGAR: : Sábios Ventos

Esses ventos ainda revelam meus segredos
Preciosas pedras que vivificam a memória
Ventos sábios saídos de lábios, hoje, enrugados
Mas, com o poder de vencer o tempo, com glória


Ventos de outros tempos, que passado, grisalho
No topo do corpo, seu conhecimento, tarimba
Ventos que hoje, suave brisa, rico esplendor
Voltando a ser criança com os netos no chão da sala

És exatamente igual dos tempos de minha infância
Vento esfriando a comida, refrescando o dia abafado
Vento quando fica gelado, põe para ventar ao contrário
É exatamente igual a esse vento em minha lembrança

Ainda ouvirei o vento da respiração na pausa após o solfejo
Ainda sentirei o cheiro do vento que sairá no abrir do livro
Virá então o vento que levará para o alto aquela pipa de papel
Diversão de um tempo, que o vento, nos deixava pertinho do céu

(André Gomes 03/06/2015)



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*OBS. Houve empate entre o 4° lugar.



2 comentários:

  1. Como a Nlc disse no Face, foi boa a disputa do 4° lugar. Parabéns aos poemas que participaram! Lindos ventos tiveram...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia poetas..
    as poesias muito bem escolhidas...
    para um tema que sempre nos toca e deixa suas impressões..
    sempre muito bom poder ler..
    abraços

    ResponderExcluir