terça-feira, 23 de junho de 2015

TEMA DA SEMANA : : CORES



1° LUGAR: Entre Cores e Louvores

Misturei em tons quentes e misturados,
Alguns outros traços foram temperados.
Para alguns aquela obra era apenas abstrata,
Para mim eram cores que a mim retratava.

Tinha cores para todos os tipos e sabores,
Tinha cores até mesmo para inovadores.
Entre tons agitados e calmos os meus sentimentos,
Aquelas pinturas deixavam-me do mundo isento.

Reflete do mar, aquele azul do luar,
Brilha dos meus olhos o sol que reflete seu olhar.
Entre cores e palavras ditas com carinho,
Pude enfim encontrar o meu caminho.

Traço também o brilho verde e amarelo,
Coincide com meu país que é o mais belo.
Nele contém cores vivas e extravagantes,
Que nos deixavam por ora intolerantes.

A definição de cor é percepção visual,
Para mim isso não passa de algo casual.
Pois em meu coração a definição de cores,
É aquela que rima liberdade com amores.

Céu azul do horizonte sem fim,
Amarelo que brilha a alegria em mim.
Preto que horas indica solidão e tristeza,
Por outras combina com o verde natureza.

São entre cores e rimas, palavras e enigmas,
Que construo essa mera poesia,
Que reflete não só a mera maestria,
Mas sim a vontade de conquistar minha insígnia.
(Caio Siqueira)
------------------------------------------------------------------------------------------------
2° LUGAR: : A COR DAS PALAVRAS


(Dóris Araújo Sebastião Abiceu)
--------------------------------------------------------------------------------
3° LUGAR: : DE QUE COR SERÁ O AMOR ?

será de uma cor que sabe a calor

terá que ser de um tom quente

a tonalidade de um amor ardente


talvez seja vermelho, cor do coração

que também é parceira da sedução

ou então verde, cor da esperança

que tão bem combina com a lembrança


poderia ser azul, como o mar

quando o vejo só me apetece amar

e se fosse laranja, lembrando o entardecer

o por-de-sol, que nos faz estremecer


podia ser rosa, nome de uma bela flor

o melhor presente para o meu amor

imagino-o branco, a cor para a paz

o amor que de tudo é capaz


até podia ser preto, negro como a noite

a noite onde se esconde o mais afoite

alguns gostariam que fosse roxo, quase lilás

aquilo que uma paixão lhes faz


outros castanho, como a terra

onde o amor todos os segredos enterra

o amor pode ser de tantas cores

estar disponível para muitos amores


o melhor é imagina-lo multicolor

sempre acompanhado de muito glamour

o amor é uma tela colorida

para deixar a nossa vida mais florida


(Angela Caboz)

------------------------------------------------------------------------------------------------

3° LUGAR: : Verdes Olhos

De que me serve tanta liberdade
Tantos jardins em minha vida
Se já não há forças em minhas asas
Nem sequer uma pétala colorida

De que me serve tanta luz
Tantas estradas e ribeirões
Sinto tão mortal a cruz
Como algemas que me prendem às ilusões

Desespero enegrecido por saber
que toda maravilha do mundo
são primaveras que não posso ter


Alma que espera o verde ver
Só um, um simples pouquinho
Apenas um relance do teu desejo


Corpo que anseia calores
Uma pequena gotinha de suas cores
Apenas o cheiro do teu beijo


Se por acaso em algum segundo
Todas as flores do mundo
Minhas horas resolvessem me doar


Também de nada adiantaria
Porque há ausência de alegria
Não há vontade para brindar


Verdes olhos, cor de mar
Cheio de nãos ao não me amar
São assim todos os sins teus

Que proíbem os teus olhos
De só por um instante olhar
No vermelho olhar do azul dos olhos meus.
(João Paulo Brasileiro)


-----------------------------------------------------------------------------------------

3° LUGAR: :Fluorescente sonho

desacelero por um instante,
buscando o macro dentro de mim,
mergulho na imaginação estonteante,
conectando com o multicolor sem fim.


explosão cromática na tela crua,
de tons diversos e cores infinitas,
sem preocupações, exceto as tintas,
procuro encontrar-me com a alma nua.


as cores têm sons,
psicodélicas em Pink Floyd,
fluorescentes sonhos,
de confundir Sigmund Freud.


acordo do sonho vibrante,
daqueles que modifica o que era antes,
sigo em frente, caminhando, às vezes no tranco,
com a certeza de não querer mais a vida em preto e branco.
Tadeu Marcato



















----------------------------------------------------------------------------------------
3° LUGAR: :O RAPTO DAS CORES:

Resolvera esquecer o papel,
desfazer, baruel,
da pena e da pinta.
Saindo, logo o azul do céu,
o ocre do pastel,
o dourado do dia;
num estalo se encaixa.


Atravesso na faixa,
preto e branco saltita.
O vermelho carmim no batom,
contrasta com o marrom,
na pinta da menina.
Foi então que voltei com fervor,
a mesa d escritor,
terminar essa rima.


Pois o amor,
se unia com a luz,
me seguia.
Era a tinta.
Foi assim,
num rapto multicor,
que compus
esta obra-prima.
E fim.
(Alexandre Souza da Conceição)


--------------------------------------------------------------------------------------------

4° LUGAR: : SÃO TINTAS CAÍDAS DO CÉU...

Uma dor leve pinta a noite de saudade,
Constelações internas choram nostalgia, todo céu cá dentro,
Todo som dormindo...
Silêncio! 
São telas vazias de um escuro profundo de fundo...
São telas armadas a esperar imagens desenhadas pelos momentos que se fazem...
Olhos atentos, ávidos a esperar da noite a luz,
Caem do céu rabiscos de memórias, caem nas mãos pincéis que se angustiam, trabalho árduo de reinventar o dia...
Reinventar paisagens e poesias,
Um enamoramento entre o colorido do céu e o papel (interno olhar)
A trans(flor)mar jardins, a polinizar o verso, a pintar o mar...
São esses braços de mar que me abraçam, são esses braços da noite que me afagam
São as verdades escondidas que me ditam a hora de viver!
É uma solidão maciça que borra todas as nuances de prazos, validades de esperas...
Essa pessoa inteira, sem choro e sem dor... (respira) Cor.
Todas essas tintas caídas do céu...
Todas essas cores desenhadas no papel
“E quando Deus nos fez poesia ele nos pintou de magia”
(Marcia Grossi)


--------------------------------------------------------------------------------------------------

4° LUGAR: : COR DAS DORES DE UMA VIDA DESREGRADA

Já pintei meus amores
de várias cores
Mas nessa minha vida desregrada
têm uma cor única
que ficava , de pano de fundo
contrapondo-se
com o colorido do amor
Era a cor das dores mundo
O amor é multicor
mas a dor
tem uma cor
única e singular
A cor das dores da vida , só consegue brilhar
quando ela derruba
lágrimas cristalinas
mas seu tom escuro permanece
esse brilho escurece
enquanto essas lágrimas descem
(Nereu Airto amancio)

OBS. Houve empate na 3ª e 4ª colocação
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------































Um comentário: