terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

I° SARAU TEMÁTICO ARENA DOS POEMAS (2016) : : TEMA MUDANÇAS

A Arena dos Poemas apresenta os talentosos poetas e suas obras  que engrandeceram nossa festa literária!!!




********************************************************************************************


    MUDANÇA !
Mudar,
não é trocar
de residência
ou de lugar...
Significa
reformar o
nosso caráter...
E isso é tarefa
para a vida
inteira...!




*****************



Páginas de amor


Nas mudanças do meu existir,

estarei presente em meus versos,

que ao tempo foram dispersos,

mas, eternizaram o nosso amor...

Nas mudanças do meu existir,
estarei presente em cada momento,
que me fizeram calar,
quando ao seu lado estava...

Nas mudanças do meu existir,
Sempre estou presente em seus braços,
envolvendo o meu pensamento,
na busca de suas carícias...
.
Nas mudanças do meu existir, 
estarei presente em seu interior,
agasalhado pelo seu calor,
desfrutando de suas delícias...

Nas mudanças do meu existir,
estará presente em minha memória,
pelos momentos de imenso amor,
das tantas emoções, por nós vividas...

Se um dia, eu não mais existir,
estarei presente na sua história,
cujas melhores páginas de amor,
em poemas escritas, eu fui o autor...
.

************





Hoje é dia de mudança! 
Eu era tão criança! 
Menina magrela, amarela de pé no chão. 
Cheia de sonhos e sono meu Deus! 
Mamãe gritando alto pra todo mundo acordar. 
Hoje è dia de mudar, corre vamos levantar. 
O Caminhão chegou, menino, panela, papagaio, cachorro, colchão, tudo no caminhão! 
Mudava sempre, pra lå e pra cå...de bairro, de cidade, de escola, de amigos, 
Só não mudava nossa vidinha encantada, aonde existia entre a inocência e a dor, um castelo encantado, um conto de Fadas! 
O tempo correu, eu mudei, eu cresci, eu chorei. eu sorrir, mas ainda estou aqui! Ainda ouço mamãe gritar





*************



MUDANÇA:


É a casa do não sair,

não ter pra onde ir;

seja curta,

ou comprida;

esta será sua ida
no porvir.

Nada muda,

a morte é como a vida,

só dormir.



E não tem um desperta dor

com ponteiros;

um cupido traiçoeiro,

do amor. 




***********




Mudanças de mim...

Os caminhos eram difíceis

Havia muitos obstáculos...

Grandes desafios...
Alguns inevitáveis de transpor,
Mas desistir era impossível,
Meu objetivo era chegar lá,
Pois sabia que lá estava 
A tão esperada felicidade.
Você estava lá...
Com o coração revestido de amor
Continuei... Foi sendo
Meu sol e minha lua,
Minha luz nesta caminhada.
Cada gota de água que bebia
Sentia o gosto do teu beijo,
Em cada flor, o teu perfume...
Em tudo estava você...
O sol me aquecia o dia 
E a noite tinha a lua como companhia...
Finalmente numa linda tarde de primavera,
Avistei você...
Lá distante acenando para mim.
Corremos ao nosso encontro...
Nada mais nos separava...
Nosso abraço foi intenso,
Com sabor de saudade,
Com desejo de amar...
Ouvimos a sinfonia do amor...
Apenas dois corações a bater
Num hino de amor eterno!


*******



A Mudança

Criança traz esperança
Muda a rota de nossas andanças
No coração faz crescer a semente
Da arte à vida sorridente.





*********




Mudança interior

Todos os dias

Eu sinto o mesmo... 

Eu não estou preparada para o outro lado? 

Eu não estou esperando por vida após a morte! 

Um mundo é feito 

Eu tenho chance de mudar o meu destino? 
Uma escolha é feita 
Tenho que esperar pela morte? 
Talvez...


*****************


A VOLTA DA CHUVA.

Voltou a chover
E trouxe alegria
No rosto daquele
Que há tempos não via.


A volta da chuva
Que ele tanto pedia
À meses não tinha
Molhou o seu chão.

A volta da chuva
Floriu, o sertão
Encheu de alegria
Agora, o homem sorria
Fazendo a plantação.

A volta da chuva
Mudou toda terra
Os rios inundaram
O que era sertão
Agora germina
Sementes no chão.


**********








Mudando, assim como o fogo,              

assim como a vida.
Deixe que o fogo queime, deixe que
o vento leve, deixe que tudo mude...
é de mudanças que se constroem 
histórias, entre, deite-se, grite...
seja você a mudança que quer na sua
vida, seja você a mudança que quer
onde está, seja você o primeiro a mudar...
mudando assim como o fogo, assim
como a vida, mude...
se faça grande, se faça forte...
não tema, grite se quiser...
ouse, seja, mostre ao mundo para
que veio, mude da água ao vinho...
mude do dia para a noite...
mude, apenas isso, seja assim
como o fogo, assim como a vida...
e viva uma vida onde tudo o que
muda é tudo aquilo que queima...
assim como o fogo, assim como a vida...

João Paulo Lyma Salvatore    - Dark Angel.

**********




Tudo fora do Lugar (Mudanças) 

E quando me dei conta
Já não havia espaço pra mais nada
dentro de mim...nem mesmo pra mim!
Senti como se tivesse sido expulsa de todos os
meus guardados
Não sei explicar até que ponto ainda me via
Não sei dizer se mudei ou apenas me escondi
Mas estava sim tudo bagunçado
Me baguncei e de tão perdida
Preferi me deixar assim
Preferi por não me arrumar
Essa foi a grande mudança...
Nunca me senti tão arrumada com tudo fora do lugar.




**********





Desprender pra viver, 

Romper! 

Mudanças... 

sempre doloridas, 

altamente necessarias
tomada de posição 
mexer na partida 
virar o placar 
garimpar vida na vida 
Asas em posição de vôo
olhar aspirante 
fixar o olhar 
largar 
ir, e 
quem sabe indo se retorna, 
redescobre 
encobre 
Soltarei a ancaora 
adentrarei esse mar 
doce ou Salgado 
toque me a brisa 
leve me... 
Mudar
Mudar 
Mudar 
... 
Mudando o rumo da estrada




*****************

    
  


Mudança

Hoje vou abrir outras portas,
limpar o mofo dos sentimentos,
redescobrir beleza nos momentos,
enterrar aquelas lembranças mortas.


Vou me apaixonar pela felicidade,
pois triste é viver (só) de saudade.



**********





A Mudança



Pus no caminhão de mudanças, minha alma

Algumas malas com meia dúzia de roupas

Alguns quadros e fotografias 

Também algumas saudades

Empilhei todas as fichas
Que apostei viajando no futuro
Nele cabem muitas aventuras
Amor sincero e castelo estão na lista
Areia, vento, água e fruto maduro
Pus no caminhão de mudanças o meu corpo
Este cansado da velha carcaça
Queria uma noite de glória
Uma tarde de esbórnia
E um dia de lua
Pus no caminhão de mudanças
Os preconceitos
Eles pesavam na mala
Virei a esquina assim que chegamos
Comprei uma dose de sapiência 
E sai por aí fazendo mudanças



**************



Balada do homem âncora



O homem âncora é resistente, 

pensa ele que os dias são iguais.
Resiste às mudanças da mente, 
mantém valores liberais. 
Ignora o poder da semente,
que se expande quando é enterrada
e carrega o sonho latente 
em terras sem serem aradas.


O homem âncora é ditador,
preso urgentemente em uma ideia.
Assume a forma predador 
e só caça com sua alcateia.
Nega outros formatos de amor 
e qualquer tipo de mudança.
No palco da vida é mentor,
não pensa no rumo da andança.

O homem âncora é parqueado,
acha que é o dono da verdade.
Fecha-se como cadeado, 
alimentando a sua vaidade.
Quer ver o novo bloqueado 
e manter toda tradição.
Tem o coração lajeado, 
pulsando longe da razão.

Distanciar-me do homem âncora,
conter meu ser boquiaberto.
Ter a clareza como a cânfora 
da humanidade em aberto.


Tadeu Marcato - Filosofia, Poesia e algo mais


      *******

Reforma.
[Mudanças]

O dia está radioso!
Mostra-se quente e mudo.
Levantei-me da cama
Por agora, e eu sei o que preciso fazer!
Vou por água na planta.

O sol ao longe,
Com um brilho diferente,
Atravessando a brecha da cortina,
Queima levemente a minha pele.

Tudo está como antes,
Apesar das reformas e das mudanças,
E do tempo que passou.

A essa hora do dia,
Eu não deveria estar me sentindo assim.
Mesmo com o sol estando quente lá fora,
A casa está úmida e muito fria.

Percebi que não há nada de novo.
As coisas estranhamente
Não mudaram de lugar.
É a mesma angústia ainda instalada.

O que foi que eu fiz comigo?
Reformei a casa?
Mas, o que há de novo?
Tanto transtorno, para quê?
Se não me encaixo ao que fui,
E não sei ser o que agora sou!

Tentei ensinar-me
O que não aprendi a compreender.
Mesmo com a mudança e a reforma,
Eu ainda flutuo na penumbra da angustia.
Creio que me perdi,
Não sei onde é que me perdi,
E perder-me é estar muito longe.

Thiago França Bento



*************


MUDANÇAS


M uitas foram as mudanças,

U rgentes! Rápidas! Racionais ou não.

D eixando um pouco de tudo para trás.

A mores e desafetos mil...

N ada mais! Pra come-
Ç ar com cedilha é só inventar
A ntes eu riria, agora não.
S ão apenas mudanças e mais nada!



**********




Escrevo, logo mudo!

Escrevo porque escrever é agir
é atitude, paixão.
Palavra é flecha
que não volta
Pássaro que voa além de mim...
Escrever é mudar!
Escrever é semente que ninguém sabe
quão profunda está
E o agricultor-escritor
Não verá os frutos
Muito, muito além do seu olhar.
Escrevo passados-futuros-presentes.
Um poema é futuro projetado
Para além terra, além mar, além tempo.
Escrevo porque sinto muito...

Rosi*


*******



A arte de recomeçar

Dos nossos sonhos
Podem surgir possíveis realidades.
De nossas dúvidas
Podem acontecer algumas certezas.
Dos nossos medos alguma coragem
Para enfrentar a vida
E recria- lá.
Mas , certeza nunca temos de nada,
Porque é preciso recomeçar,
Quantas vezes for necessário.
A vida é um eterno aprendizado.
No vai e vem
O tempo passa...
E com ele vão e surgem novas, supresas, dúvidas, medos, coragem, certezas, dissabores, sonhos.
Velhos e novos amores,
Por isso,
É preciso o tempo todo, perde-se para voltar a encontra-se.
A vida é a arte de um eterno recomeço.

MC Multary.

Maria Do Carmo Multary

************




MUDANÇAS



Mudei esses anos

E também mudei meus planos
Mudei de repente, num belo dia
E terei que mudar minha fantasia
E deixá-la ir embora
Talvez seja o melhor agora...


É hora de reciclar
Ter um novo olhar
E um novo andar
Até mudei de sorriso
Mas nem me dei por isso
De mim mesma eu mudei
E o velho eu já se perdeu
E um outro ainda não encontrei
Mas continuo a procurar


NLC Poesias  ALÉM DAS Siglas


**********

Eras

Como quem sai sem rumo prá viagem,
Vou te cruzar sem mapa nem bagagem,
Quero inventar a estrada enquanto avanço.
Beijo teus pés, me perco entre teus dedos,
Pra de manhã chegar aos teus segredos.
Luzes ao norte, pernas são estradas
Onde meus lábios correm a madrugada.
Bebo em teus bosques, como no teu rio.
Entre teus montes um vale escondido,
Faço fogueiras, choro, canto e danço.
Línguas de lua varrem tua nuca
Línguas de sol percorre tua rua.
Juro beijar teu o corpo sem descanso.
Romper barrage que me leva a teu remanso.
Monocromático córrego, como vermelho intenso.
Me sufocas entre o gozo e o momento.
Eras casta, agora, mulher ao vento.


*************




Mudança



Hoje é dia de mudança

não aquela do salão
sobrancelhas
novo corte
nova cor
não aquela de loja
nova roupa
novo estilo
tira calça
veste vestido
não aquela do lar
faxina cortina nova
móveis
dispostos
de acordo com o dia
hoje a mudança
é na alma
rever conceitos arcaicos
sentimentos defasados
pelo tempo
e pelo cansaço
hoje é dia
de arreganhar portas
e janelas
arejar cada canto
monitorar as chegadas
averiguar as partidas
e ainda assim
ficar em paz
hoje é dia de mudança
vasculhar as picumãs
expulsar os fantasmas
clarear as emoções
para então receber
quem só agora
chegou para habitar
em mim...

Nina Godoy. 

***********************






O QUE DEVE SER MUDADO?

Mudam nossos amores...
Trocam os valores, as famílias, os objetivos, 
os caminhos e as dores.

Mudam as crianças...
Do banho nos açudes, pé sujo na terra, 
ao sofá com os ipods e filmes de guerra.

Muda o dinheiro... 
Do vintém, cruzeiro-cruzado 
ao real sendo desvalorizado.

Mudam as contas públicas...
ITR, ISS, IPVA, IPTU, sem isenção, 
fica o contribuinte frente ao leão.

Muda o preço do pão...
Do arroz, gasolina, remédio, 
do leite, agasalho e do feijão.

Muda a conta de luz...
Porém continuamos no escuro, sem emprego, 
sem esperança, sem futuro.

Muda a nossa integridade...
Falta saúde, educação e segurança; 
o amanhã é escuridão.

Mudam a nossa liberdade...
Com medidas provisórias, verdades ocultas 
e justiça ilusória.

Muda eu...
Mudo você...
Mudos nós...

Se mudos continuamos,
Que mudança conseguiremos,
Se por ela nos calamos?

mel - ((*_*))



*************



IMUTÁVEL

As rochas que mantêm-se soerguidas
desde os longos milênios precedentes,
mostram-se sempre mudas e dormentes
diante do afã de tantas outras vidas;

mas sob a ação das águas que, fluidas,
sulcam a rigidez com os seus dentes
tão frágeis mas constantes, inclementes,
tornam-se elas figuras esculpidas.

O fogo dos verões, a chuva forte,
a ventania, o oceano intenso e rude,
castigam o minério duro, a esmo.

Se altera a face externa, sempre à sorte
do tempo; e ainda que a pedra tanto mude,
o magma que a forma é sempre o mesmo.


**********


MUDANÇAS

Talvez mude o corte do cabelo quem sabe entre 
numa acadenia
quero ver mudanças
no espelho
quero ler outras poesias

Não quero ficar um velho
sem esperanças
quero sonhar que nem criança

Eu preciso de mudanças


**********


MUDANÇAS

Me mudei!...
Sem saber, para onde estava indo
Meu mundo em meu eu, ti ve, que levar também comigo
Meu eu, em que nele vivo, na solidão das minhas mudanças
Ainda bem, que o amor verdadeiro, também pode vim comigo.
Palavras, ações, pensamentos meus, em relação ao seu amor
Eu mudei, vi que as minhas atitudes, era para ser boas, para você
Se hoje eu sei, é por que no ontem eu aprende, a mudar o meu modo o meu mundo de ser.

Poesia Dydylson - 

Minhas Inspirações Dydylson Halyf

Nenhum comentário:

Postar um comentário