sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

IV SARAU TEMÁTICO ARENA DOS POEMAS - TEMA : : PAZ

1° LUGAR: : ESSÊNCIA DA PAZ-

A paz é um quadro que se pinta
contendo todas estações
Não podendo ser contemplativa
É movimento dentro
jorrando sem excesso.
Não a encontramos em coisas
Mas a identificamos no ser.
Não está nas bandeiras amadas e sim
Sim, nas mãos e no coração de quem a promove
Não é um momento
Ela é rio tranquilizador.
Nasceu na feitura do homem
num ato de amor
jamais o abandonou,.
Paz é poesia multicor
passarada a revoar...
Não habita em tratados
Não esta condicionada
nem tem detentor.
Os sábios, se adornam dela
os aventurados, trilham sua estrada
Paz é um património universal
e pessoal
relação duradoura
Paz é prática espontânea
Não podendo ser comprada
sendo sua essência doadora.

Sandra Ornelas















*******************************************

2° LUGAR: PAZ

Vem ver o por do sol nascer,
Vem ver a dança dos pássaros
Enquanto colhemos as pétalas de flores
Que enfeitam nossa vida.
Vem meu amor olhar a beleza,
Das alfazemas que florescem nos campos,
Vem meu amor acalmar meu pranto!
Vem ver a luz do sol!
Meu amor torna minha tristeza,
Em alegria.
Vem antes que me esqueça.
Antes que eu murche, e caia igual a pétalas de flores.
Vem regue- me com tua paz.
Vem fique comigo até que amanheça,
E na paz de uma noite calma em teus braços eu adormeça.


Elizabeth Almeida.















******************************************

3° LUGAR: O HOMEM PRECISA CONHECER A PAZ

Paz no coração
Paz no trabalho e no lazer
Paz na família e na vida
Paz na consciência
Paz para com o outro

Será que o ser humano sabe o que é PAZ
se esta lhe é roubada desde o útero
antes mesmo de vir ao mundo?
Sim, o bebê é monitorado
desde os nove meses de gestação
Onde o modo e o momento propício de nascer
é decidido por forças externas
ditadas pela sociedade...

Como fazer a paz reinar na humanidade
quando não a temos dentro de nós?
Ela só existirá quando
cada ser humano
aprender a ser livre
e que a sua liberdade termina
assim que começa a do outro...
Quando ele desabrochar para o AMOR

Amor pelo próximo
Amor pela humanidade
Amor pela natureza
Amor por si próprio

Somente assim perceberemos que
para a paz
e pela paz
a vida vale a pena...

mel - ((*_*))




















*************************************************************
3° LUGAR: POIS QUE MENINO

Pois que menino, enxergas o real
de outra maneira, vês clarão na treva
e brinca enquanto a morte nos entreva
tão friamente! Oh, vida sepulcral!

Criança alegre, sabes tu do mal?
Tua inocência tanto nos enleva,
que obliteramos o pecado de Eva,
para o nascer de um dia virginal.

Não que eu me culpe dessa dor no mundo,
nem que carregue o afã de o transmudar,
pois nada tenho além de um corpo imundo.

E tu, menino puro, irás mudar...
Esquecer-se-á do puro amor jucundo,
da paz que resplandece em teu olhar...

MARCEL JÚNIOR

*******************************************

4° LUGAR: : MOTIVO

O amor se perdeu!
Nas ruas frias
Nas esquinas
Nos becos
No barro sujo
Na deslealdade
Na indignidade...

O amor se perdeu!
Nos berros
Nos erros
Escorreu
Escorregou
Por entre os dedos...

O amor se perdeu!
Entre você, eu, todos
O amor se perdeu
Entre a multidão
Se perdeu na escuridão
Apagou-se
Como aquela vela na chuva...

O amor se perdeu!
Na TV
Na Rede
Entre as paredes
Entre pessoas e animais...
O amor se perdeu...

Não há como encontrá-lo
Nunca mais!
Porque o amor foi quebrado
E assassinado!
Sufocado, envergonhado, humilhado
Roubado, perdido, jogado pela janela
Jogado pela lama
Podre
Humana...

Era algo valioso demais
Para ter sido dado em mãos humanas...
Que só conhecem o dinheiro...
Trocaram!
Barganharam!
Venderam!
A preço de banana...
Substituiram. Negaram. Cuspiram.
No amor!

AH! O Amor!
Tão nobre!
Os perdoou!
Mas se foi para sempre.
O amor se perdeu!
O amor morreu!
E agora, sem amor,
Não Há Paz!!!

ROSILENE OLIVEIRA










*******************************************

4° LUGAR: PAZ

Paz não se obtém com guerra.
A guerra pode até trazer paz.
Mas é uma paz aparente,
momentânea e insuficiente
pra acalmar o coração
daquele que sai vencedor.
.
Mas e o povo vencido?
Ficará mais enraivecido.
A paz unilateral,
não é paz, é um vulcão,
preste à nova erupção.
Conquistada a ferro e fogo
a paz resultará em malogro.
Frustração inevitável.
.
Porque a verdadeira paz
não está no mundo lá fora.
Está no interior do homem.
Lá dentro do coração.
Não se conquista com bomba
nem com moderno canhão.
.
Nem com o mais moderno míssil.
Conquistá-la é um pouco difícil.
Porém não é impossível.
Exige apenas do homem
um pouco de boa vontade.
De olhar o semelhante
com o mínimo de humildade.
Tratando-o como irmão.
.
Quando isso acontecer,
é que a verdadeira paz,
deixará de ser fugaz.
Tornando-se permanente.
Como um ímã poderoso
unindo a humanidade
sob uma mesma bandeira.
A do Amor e Caridade
No lema a muito sonhado:
Liberdade, Igualdade, Fraternidade!

NATHALICO RODRIGUES

*******************************************

4° LUGAR: : LUZENTE ESPAÇO

Cai a noite !
A paz e esperanças agora é apenas um luzente, espaço.
A parto-me ,de tudo e me deixo envolve....
E me perco na magia, desse instante unico.
Deixo essa vida borbulhante me viver.
E vivo....
Deste ano que se esvai
E assim... Só no meio de coisas e pessoas,
Gozo desssa , grande paz e esperança que se apodera de mim.
Neste instante, eu sei :
Sou capaz de tudo,
Sou imensamente feliz.
Tudo agora ,só depende do tempo.
Que inevitavelmente, vem.
Nem precisa esperar.
Na minha imaginação visualizo.
Uma grama verde,chamuscada pelo sol.
Pássaros, saltitam livremente.
Como meu coração.
Na carícia, do vento que passa sussurrando,
Vêm mil lembranças.
Vem sua voz, seu sorriso, seu olhar.
Noite com estrelas e lua cheia.
Ah!....E sonhos..... Sonhos.
Mil sonhos.
Mas por enquanto,
A esperança e a paz é um luzente espaço.
Que transborda, dentro de mim.


MC. MULTARY.




OBS*: HOUVE EMPATE NA TERCEIRA E QUARTA COLOCAÇÃO

Um comentário:

  1. Estou conhecendo o blog. Faço parte do grupo no FB, mas pouco interativa. Gostei muito do trabalho do grupo...parabéns! Estarei mais presente.
    Um abraço aos poetas e amigos da poesia.

    ResponderExcluir